Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Poema

Fado Soraya (dourados de sol posto)

No mar de palavras que és
de sal e fruto, sol e paz
há uma guerra de ternura
que atada de mãos e pés
à inocência já madura
na tua voz mulher se desfaz.

Tens palavras sem ter razão
e um corpo a vestir-se
com dourados de sol posto
mas é nos olhos do coração
na luz quente de Agosto
que começa despir-se.

No mar de versos por fazer
tens nós de infinito
preso a ti em gemido
és a raiz do verbo nascer
és palavra feita grito
és razão d' eu ter nascido.

N. Gonçalo

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fado, dança e poesia

Não é a primeira vez que o espectáculo é realizado, sendo este uma repetição, visto que, sendo o primeiro um grande êxito em que a casa lotou e muita gente quis que a noite voltasse a acontecer!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Noite Mágica de Soraya Branco


Eram cerca das 21 h deste Domigo e já várias pessoas formavam uma pequena fila junto da bilheteira do Centro Cultural de Arronches, tudo indicava que a participação do público se iria fazer sentir.





Passado praticamente um hora eram abertas as portas onde teria lugar a grande estreia a solo da Jovem Fadista Elvense Soraya Branco.

A Cantora com apenas dezasseis anos de idade escolheu para a sua noite temas de Amália, Jorge Fernando, Mariza e Ana Moura. Em palco demonstrou um sentido de responsabilidade uma imagem cuidada e uma relação muito próxima com o público.

A casa com lotação esgotada proporcionou a todos um espectáculo intimista com bons momentos de fado.
A fadista foi acompanhada por três músicos, dois violas e um guitarra.
Durante o espectáculo apresentou o seu convidado da noite, José Almeida, um jovem fadista Campomaiorense.

No final da actuação Soraya Branco, com um sentimento de missão cumprida, bem disposta e muito sorridente falou com o “tudoben.com” – “Estava um pouco nervosa (sorrisos) senti que seria uma grande responsabilidade este espectáculo a solo. Senti isso quando estava no palco e olhei para uma plateia com cerca de 300 pessoas que ali se deslocaram para me ouvir. Controlei os nervos e dei o meu melhor. Este momento fica marcado na minha alma para o resto da minha vida, penso que o público tenha gostado e tivesse passado um serão agradável”.


TEXTO RETIRADO DO http://www.tudoben.com/


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A PRIMEIRíSSIMA ACTUAÇÃO A SOLO

È já no dia 19 ( domingo ) o meu primeiro espectáculo a solo...
Será no Centro Cultural de Arronches às 21.30h...
Organização da Câmara de Arronches. Custo de 2.50$


"Há dias que marcam a alma e a vida da gente..."
e este certamente, vai ser um deles


Levo também um convidado para dividir o palco comigo...

"Há gente que fica na história, na história da gente..."
Venham partilhar comigo este momento tão importante e ficar na minha história...
APAREÇAM!
Deixo-vos o convite
Obrigada a todos por fazerem parte desta minha Música


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tudoben.com faz referência ao Blog de Soraya Branco

Soraya Branco fadista Elvense na blogosfera Outubro 3rd, 2008

A jovem fadista elvense, Soraya Branco, já tem disponível um espaço na Internet onde se pode acompanhar a par e passo o dia-a-dia da cantora.

Desde as primeiras vezes que subiu a um palco até às suas actuações semanais, a artista promete dar-se a conhecer ao público, que já se rendeu a este incontornável talento, todo o seu trajecto musical.

O mais recente sítio da blogosfera elvense está em http://www.sorayabranco.blogspot.com/

R.C.

http://www.tudoben.com/

http://www.portalalentejano.com/?p=867#comment-280

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Casa de Linhares Barbosa Restaurante Bacalhau de Molho- casa de Fados Alfama

CASA DE LINHARES BARBOSA
ENTRADA DO RESTAURANTE- FADOS
BACALHAU DE MOLHO

Voltando às das casas de fado, deixo aqui aquela onde canto.
Situada em Alfama junto ao Campo de Cebolas o Restaurante Bacalhau de Molho foi em tempos (já muito antigos) a casa de Linhares Barbosa.
Por lá cantam grandes nomes do fado como ANA MOURA, JORGE FERNANDO, CELESTE RODRIGUES, MARIA DA NAZARÉ, MANUEL BASTOS, MARIA DO CARMO, RAQUEL TAVARES, VÂNIA DUARTE entre muitos outros que de quando em vez por la se encontram para cantar e conviver como é o caso da Cidália Moreira, Gonçalo Salgueiro, Ana Sofia Varela, Beatriz da Conceição, Fabia Rebordão etc, etc.
Os músicos acompanhantes são Arménio Melo na guitarra portuguesa, Jorge Fernando na viola de fado (ambos acompanharam Amália Rodrigues), Marco André Oliveira viola de fado e fadista também.
Vão gostar certamente do ambiente, da comida e dos artistas!
Apareçam!




Jorge Fernando e Fabia Rebordão
Eu, Cidalia Moreira e Jorge Fernando

S. Mateus 2008




Dia 26/09/2008


Ontem na zona de espectáculos da Expo - S.Mateus o público encheu por completo a tenda gigante para ouvir uma das melhores vozes do momento, o fadista Jorge Fernando que se fez acompanhar por mais 4 músicos.

O cantor que no decorrer do espectáculo apresentou a sua primeira convidada da noite, e como ele referiu uma das suas “pérolas” , a fadista Soraya Branco.







A jovem Elvense demonstrou em palco estar a atravessar uma excelente fase da sua carreira artística. A encerrar a noite de fados esteve em palco mais uma das convidadas de Jorge Fernando a fadista Filipa Cardoso







texto retirado de: http://www.portalalentejano.com/?p=581


VEJA OS VIDEOS:







Com Jorge Fernando







Primeira actuação com Jorge Fernando- Seda, Agosto 2008

Canta e Encanta...

Ultimamente temos ouvido falar do nome Soraya Branco, e logo associamos a mais uma artista elvense na área do fado, que ainda há pouco tempo era desconhecida da maioria do público.
Embora sendo ainda uma jovem cantora esta artista Elvense tem trabalhado arduamente para que os seus espectáculos possam merecer a confiança do público.

Um dos grandes projectos, de Saberes & Encantos - Tem sido o próprio Fado para o qual está fortemente direccionada. Tem feito a homenagem digna e merecedora ao Fado que é a nossa Canção Nacional, a essência das nossas gentes, a expressão do Estado de Alma do Povo Português.
Neste sentido, tem produzido e realizado grandes Galas de Fado - onde promovem o Alentejo, fazendo a junção perfeita do Fado que é tradicionalmente cantado pelas grandes vozes Alentejanas com o tão Castiço Fado Alfacinha, da nossa querida Lisboa. Saberes & Encantos - foi descobrir, a linda voz Soraya Branco de Elvas - A menina d'ouro, grande voz promissora do Fado, que não passou despercebida.
Assim sendo Saberes & Encantos convidou a pequena Soraya Branco, apresentando-a, ao Clube Lisboa Amigos do Fado onde o guitarrista residente é o professor João Ramos. Convite este que foi abraçado, pela artista, com entusiasmo.



Representando o Clube Lisboa Amigos do Fado - Soraya Branco, de Elvas, concorreu ao 11º Concurso de Fado da ACOF , em Marvila. ( Associação Cultural O Fado )
Devido há existência de vários clubes/associações de fado a nível nacional, a concorrer, decidiu a ACOF fazer 3 eliminatórias (6, 13 e 20 de Setembro) em média com 20 participantes cada.
Soraya foi uma das 6 apuradas de entre sessenta e cinco candidatos ao pódio.


Concorreu no dia 6, conseguindo o primeiro lugar desta eliminatória, assegurando desde já a participação do seu Clube Lisboa Amigos do Fado


Como se sabe, Lisboa é uma região de grandes fadistas, com garra e talento, passar á final uma jovem Elvense, neste género de concursos Lisboetas, é motivo de orgulho para a cidade de Elvas.
É de salientar que esta jovem fadista com apenas 16 anos, referiu que estava a representar o seu clube de fado mas que sentia grande orgulho por ser a única alentejana e elvense de entre todos os concorrentes,

O "tudoben.com" deseja as maiores felicidades à nossa amiga Soraya


texto retirado de: http://www.tudoben.com/

Casas de Fado Lisboetas








NA CASA DE LINHARES BARBOSA - RESTAURANTE BACALHAU DE MOLHO










NO S.MIGUEL DE ALFAMA





ADEGA CABACINHA



Concerto Soversion (Fado Chuva)- Kikas e Soraya

Dia 7/06/2008

"À noite, foi a vez da banda 'Soversion' animar a tenda, junto ao pavilhão. Apesar das várias alternativas, que simultaneamente estavam a decorrer, noutros pontos da cidade de Elvas, o público apareceu, encheu a casa, aplaudiu e agradeceu. E até o fado se ouviu... Soraya Branco, acompanhada pela guitarra do vocalista 'Kikas', fez a delícia dos apreciadores da fadista Marisa, num momento que intervalou o concerto e que aqueceu muitos corações e fez derramar algumas lágrimas. Uma voz forte e sentida que, por momentos e com os olhos fechados, fez lembrar a própria Marisa. Mas a música não terminou (...)"


EXCERTO RETIRADO DE: http://www.jornalregional.com/

Algumas actuações...






REPETIÇÃO DE VOZES DE ELVAS- PRAÇA DA REPUBLICA- AGOSTO 2008
PRAÇA DA REPUBLICA A CONVITE DA ACADEMIA DE DANÇA DE ELVAS- JULHO 2008


FADO AO PIANO COM MARIO MOITA- JULHO 2008







RECORDAR ARY DOS SANTOS- JULHO 2008



VARCHOTEL



FESTAS DO GANHÃO- ABRIL 2008



JANTAR COLOMBOFILOS - JANEIRO 2008




JANTAR PRESIDENTES DE JUNTA - DEZEMBRO 2007




LUTA CONTRA O CANCRO- OUTUBRO 2007

As 7 freguesias de Elvas

PRIMEIRA DAS FREGUESIAS - Sta EULÁLIA




ÚLTIMA DAS FREGUESIAS- CALÇADINHA

Voz de Elvas 2008

VENCEDORA VOZ ELVAS 2008


17/Mai/2008

Soraia Branco é a voz de Elvas 2008. O concurso lançado pela autarquia foi ganho pela jovem intérprete elvense, amante confessa do fado. Ontem, no Cine-teatro, participaram seis concorrentes, na final deste concurso. O público não faltou ao espectáculo prometido.



Soraia Branco venceu o concurso "Vozes de Elvas", que a Câmara Municipal promoveu, com o objectivo de dar a conhecer novos talentos. "Nunca tinha ganho concurso nenhum e o fado é aquilo que eu sinto. Independentemente do lugar que tivesse conseguido, iria continuar a cantar fado. Nunca tive aulas de canto e agora espero evoluir. Vou aproveitar ao máximo e tentar o meu melhor", dizia a vencedora, no final do concurso.



Soraia Branco ganhou um curso de canto na Academia de Música de Elvas, durante um ano.
Em segundo lugar ficou Sara Dominguez e em terceiro Carlos Jesus.


EXCERTO RETIRADO DO SITE DA RADIO RENASCENÇA: http://rr-elvas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2400&Itemid=31

1º Entrevista Linhas de Elvas

Soraia Branco, uma nova fadista

ACTUAL - sexta-feira, 7 de Dezembro de 2007 11:56
Soraia Branco, de 15 anos, interpreta fado desde criança e é nessa área artística que pretende prosseguir. A estudante do 10º ano, da área de humanidades, da Escola Secundária D. Sancho II revela que aprecia “cantar desde que se lembra de gostar de alguma coisa”. Ainda muito pequenina começou a actuar “em casa e na escola, onde era sempre escolhida ou para dizer poesia ou cantar”. “Sempre gostei muito do palco”, afiança a jovem.
A primeira actuação “mais a sério” foi numa “casa de fados do João Tenreiro, no Recreio [Sociedade de Instrução e Recreio]”, há cinco anos. “Ele deu-me a oportunidade de cantar naquele ambiente de casa de fado e foi aí que as pessoas me começaram a incentivar a ir mais longe”.
Nos últimos tempos, Soraia Branco esteve no espectáculo a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro realizado em Vila Boim, no Jardim Municipal de Elvas e em vários outros locais do concelho. Contudo, o maior passo no seu início de carreira artística foi, sem dúvida, a subida ao palco do Coliseu de Elvas, junto com Rui Garrido, no concerto de despedida de Paco Bandeira, a 17 de Novembro, onde interpretou temas célebres do autor de “A ternura dos quarenta”. Assim que acabou a actuação, a jovem revelava “não ter palavras” para definir o que lhe passava pela alma. “Senti muitos nervos e depois uma grande felicidade”, afirmava então.
“Fui para o maior palco, ao cantar no Coliseu com o Rui Garrido e o Paco Bandeira”, reconhece. A oportunidade de integrar o espectáculo surgiu pela relação de amizade e musical que tem com Rui Garrido. “O Rui fez parte do mesmo grupo do Paco e tocava comigo em vários sítios. Soubemos que ele ia fazer cá a despedida, ele convidou-nos e aceitámos. Tivemos alguns ensaios na casa dele, em Montemor, e todo esse convívio foi muito bom”, recorda. A reacção a essa apresentação pública tem-se vindo a sentir nos últimos dias. “Pessoas que não conhecia vieram dar-me os parabéns na rua. Até agora tenho tido sempre comentários positivos”.
A jovem tem agendadas, em breve, actuações na Boa-Fé, na Calçadinha e, ainda em apreciação, na Festa de Natal do Hospital de Santa Luzia. Soraia Branco e Rui Garrido têm também prevista uma viagem ao Canadá, a convite de uma casa do emigrante, para vários espectáculos. “Ainda não temos a certeza se o Paco Bandeira irá connosco, depende da agenda dele”.
Soraia Branco pretende continuar a interpretar fado. “É o que gosto mais de cantar”, assegura. A preferência por essa área artística teve alguma influência familiar, uma vez que a sua tia Graça era igualmente fadista. “Na minha casa sempre se gostou de fado e também de Paco Bandeira”, declara, ao mesmo tempo que revela apreciar os poemas de Camões, de Alexandre O’Neil, assim como os “fados mais clássicos”.
No futuro, Soraia Branco prevê conciliar o fado com a actividade profissional na área da advocacia ou magistratura. “A música é o que mais gosto de fazer mas também sei que tenho de seguir uma carreira. Espero acabar o curso [em Coimbra] e continuar a cantar sempre que possível”.

Célia Oliveira


Tudo começou no Coliseu...




"Este Sábado no Coliseu de Elvas o Cantor e compositor Paco Bandeira disse adeus aos palcos.
Num concerto muito animado o artista Elvense quis partilhar com alguns dos seus amigos e com o público presente musicas do mais recente álbum “O Canto do Espelho”.

O espectáculo foi apresentado pelo próprio Paco Bandeira que referiu a alegria que sentia de estar na sua terra natal onde tudo começou “ é como quem diz, vou ali a Lisboa fazer carreira mas já volto”.

O cantor comentou o facto de ter havido a hipótese de levar alguns amigos do mundo artístico para a sua despedida, mas preferiu um concerto num ambiente mais familiar.
Entre os seus convidados esteve presente o Presidente do Município de Elvas, Rondão Almeida, Capoula Santos, antigo Ministro da Agricultura e Almeida Santos ex-Presidente da Assembleia da República

O momento alto do espectáculo deu-se quando Paco Bandeira foi acompanhado por dois artistas elvenses, Soraya Branco e Rui Garrido que interpretaram em conjunto alguns temas do cantor."

2007-11-18
texto: http://www.tudoben.com/










Bem-vindo!